Cita:
Originalmente publicado por woqr
Perdón por la expresión ¿ pero que tontería es esa de la negligencia ???
Es que acaso el motor de una moto de agua se estropea con mas facilidad un día de fuerte oleaje, que un día de mar en calma ???
entendería una posible negligencia si la moto se hubiera estrellado contra otro barco por fuerte oleaje (que tampoco), pero el hecho de sufrir una avería mecánica, no entra dentro de lo que se puede considerar negligencia ni en la ría de Pontevedra ni en ningún sitio.
|
Eu não disse o que
eu achava...disse o que o
seguro poderia achar (é um pouco diferente

)
Quanto à influência do mau tempo no pedido de socorro, desconheço!!
Mas acho que a maioria dos confrades achará que "tonteria" poderá ser considerado o sair de mota de água com alerta vermelho para às àguas da Galiza!
Os seguros náuticos são um pouco diferentes dos seguros automóveis no que toca à responsabilização do patrão de uma embarcação.
Só para terem uma ideia vou citar uma situação que se passou em Portugal com decisão do Supremo Tribunal de Justiça:
Um Jeanneau One Design vinha em transporte, com 2 tripulantes, de Lisboa para o Porto.
Com bom tempo( sem vento nem mar, vinha a motor) encalhou na praia da Figueira da Foz. O tribunal isentou a seguradora de pagamento porque considerou que houve negligência... Dos dois tripulantes( que adormeceram...) so um tinha carta de Patrão e o tribunal considerou que como já vinham a navegar à 40horas era natural que o cansaço vencesse o Patrão. Portanto, negligência porque em navegação costeira( vigilância permanente necessária) o Patrão devia ter feito escala para descansar

Decisão definitiva do tribunal e o seguro não pagou um euro...
O barco ainda anda por aí e até já fez umas regatas na Galiza!