Re: Primera izada de spi en solitario y remolque
Desculpa "jiauka" mas eu estou a falar de um Sun Fast 32 I ( eu tenho um e regateio com ele) que tem manobra de spi simples e pau de spi (tangon) com "pata de galo", Que normalmente se manobra (o tangon) como (tu o dizes) num barco pequeno.
Pode-se manobrar o tangon, na transluchada, "tope a tope", ou seja solta do mastro engata na escota (que vais passar a ser braça) e só depois solta da braça (que vai passar a ser escota) e engata, novamente no mastro.
Pode soltar do mastro, depois soltar da braça, engatar a nova braça e depois no mastro.
Em tudo isto quem está no piano tem que estara atento para o contra e o amantilho do tangon e quem vais na cana manter o spi cheio mesmo sem tangon ( os dois barber caçados a tope ajudam!).
Com manobra dupla é um pouco diferente e com manobra dupla e doble tangon ainda mais diferente.
Para baixar o spi ( no Sun Fast 32 I) tens várias opções:
a mais simples e segura: ( como nos barcos grandes) deixar o tangon ir até ao estai (controlado ) e um tripulante ir abrir o mosquetão da braça ( spi em bandeira, tirar pela escota por trás da vela grande arriar adriça de forma controlada e spi para dentro ou então deixar correr a braça ( cuidado para que não prenda em nada!).
Se subires a genoa é sempre mais fácil porque o spi fica à "sombra"!
|