Cita:
Originalmente publicado por MARGEMDOAZUL
Eu moro a 100 metros da borda de água, 500 a sul do Porto de Leixões  )
No verão os sudoestes não costumam ser muito fortes e o mar não cresce muito ( é mais desconfortável se houver nortada (NW). Quando o sw é forte pode ser perigoso quando depois roda para w e aí sim o mares. Tens que ter calma e se houver uma depressão a formar-se, no Golfo, tens tempo para rumar ao continente.
A ida pode não ser muito confortável, nos primeiros dias mas depois vais na maior!
Eu, saindo de Vigo e havendo ventos do quadrante Norte, picava algo, ao fim da tarde e passava o Sobrido ao fim do dia quando vento caísse. Navegaria o rumo mais norte que o vento e o conforto me permitisse, ao outro dia , ao meio dia quando o vento voltasse a crescer já estaria a umas 80 milhas da costa, onde a vaga é mais larga e confortável. Lembrem-se que com ventos de N terão uma corrente média de 1 nó/1,5 a empurrar-vos para sul!
|


Eu temen penso o mesmo, maís cada quen ten a sua experiencia
Amigo cofrade Portuges, tiven a honrra de facer a derrota de Joao da Nova. Mariño da Galicia o servizo da coroa Portugesa. Ben sabes das suas descubertas. Estudando as suas xestas aprendin e por iso Falei da Volta pelo largo, tamen como unha broma cando se falou do Senegal. O mesmo que a volta pelo largo serve para a tornaviaxe, penso como vose, que esta resulta moito mas compricada que baixar o sul no vran, por eso recomento voltar pouco a pouco disfrutando da vosa maravillosa gastronomía e amabilidade do voso pobo hirmao.
Aperta forte.
