Mais uma tragédia no mar, ao largo dos Açores!
Buscas de veleiro francês “GRAIN DE SOLEIL”
27-04-2013 19:40
O Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordena, desde a tarde do dia 24 de abril de 2013, as buscas do veleiro francês “Grain de Soleil”, com 03 (três) tripulantes a bordo, o alerta de socorro foi dado a 680 milhas (1260 Km) de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
O MRCC Delgada recebeu o alerta às 17h37, de imediato foi emitido um aviso a toda a navegação que se encontrava na área, para uma possível ação de salvamento, tendo sido divergidos para a área dois navios mercantes que navegavam nas imediações, assim como ativados os meios aéreos da Força Aérea Portuguesa, que ficaram logo prontos para se deslocarem para o local assim que tivessem reunidas as condições para as buscas.
As condições meteorológicas no início das buscas eram bastante adversas com ventos até 80 Km/h e ondas entre os 8 e os 10m, temperatura da água do mar de 18ºC.
Aos primeiros alvores do dia 25, os meios aéreos (C-295), sedeados na Base das Lajes (ilha Terceira), foram deslocados para o local.
A busca pelos 3 tripulantes continuou ao longo de todo o dia 25.
No dia 26 juntou-se aos meios empregues, navegação mercante, C-295 e P-3 ORION vindo da Base de Beja (com capacidade superior de patrulhamento marítimo), uma aeronave FALCON francesa (voluntariamente cedida pelo MRCC Gris-Nez, França).
Como resultado das buscas foram detetados destroços a cerca de 46 milhas (85 Km) a sul da posição inicial do alerta.
As buscas continuaram até ao pôr do sol do dia 27 com meios dedicados. A partir dessa altura será mantido aviso geral à navegação e solicitada colaboração a todos os navios em trânsito na área, reativando-se uma busca mais ativa caso surjam novos indícios.
Até ao momento, a Força Aérea já totalizou nesta missão cerca de 21h50m de voo com a aeronave C-295 e cerca de 15h50m com a aeronave P-3 ORION.
Esta notícia é do site da Marinha de Guerra Portuguesa.
__________________
"ESTA É A MARGEM DO AZUL,
NENHUM OUTRO LIMITE RECONHEÇO AO SANGUE."
A.Martins
|