Ver mensaje
  #80  
Antiguo 20-01-2014, 14:22
Avatar de MARGEMDOAZUL
MARGEMDOAZUL MARGEMDOAZUL esta desconectado
Corsario
 
Registrado: 02-04-2007
Localización: Galicia e Portugal
Edad: 72
Mensajes: 1,180
Agradecimientos que ha otorgado: 235
Recibió 661 Agradecimientos en 238 Mensajes
Sexo:
Predeterminado Re: RIP por el Buccaneer. Se hunde en el Gran Prix

A zona onde decorreu o salvamento é de responsabilidade Portuguesa. Não creio que o MRCC Lisboa detacasse um avião P3Orion( enorme autonomia) para ir à posição da embarcação ( não há heli no mundo com autonomia para os ir buscar e o próprio C295 não tinha autonomia) coordenar o salvamento ( fazendo um voo de 11h45 horas!!!) e tendo que reabastecer em Cabo Verde se não houvesse um pedido legítimo para abandonar a embarcação.
Quando um patrão lança um MAYDAY e pede abandono do navio por via de água é responsável pelo que faz. Se fosse provado que tinha sido um pedido não justificado, alguém seria crucificado.....pelo menos economicamente porque as autoridades Portuguesas nem , teoricamente o Costa, cobram salvamento de vidas mas se fosse um MAYDAY "exagerado".....
Vamos ver o que os peritos do seguro dizem e não especulemos.
Entretanto a Marinha Portuguesa tinha emitido um AVURNAV sobre um veleiro à deriva, abandonado que poderia constituir perigo para a navegação.
Trancrevo, mais uma vez o comunicado da autoridade responsável:

"Dada a necessidade urgente de resgatar os tripulantes, o MRCC Delgada contactou o Centro de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), para empenhar uma aeronave que, atendendo à distância que se encontrava o veleiro em perigo, decidiu ativar um avião de patrulha marítima P-3C Orion, da Esquadra 601, da Base Aérea n.º 11, em Beja.

A cerca de 180 Km da posição do veleiro em perigo, navegava o navio de cruzeiro “COSTA DELIZIOSA” que foi solicitado pelo MRCC Delgada para se dirigir para o local do acidente para prestar assistência.

A aeronave chegou à zona de operações pelas [b][u]15h00 (hora dos Açores), onde se manteve até às 18h40, tendo no local coordenado as operações de salvamento. O paquete “COSTA DELIZIOSA” chegou ao local às 18h00 e iniciou de imediato a recolha dos tripulantes do veleiro em perigo, operação concluída pelas 19h23.

Todos os tripulantes estão a bordo do paquete e encontram-se de boa saúde.

Atendendo à distância a que se encontrava de Beja (aproximadamente 3059 km), a aeronave P-3C Orion dirigiu-se para a Ilha do Sal, Cabo Verde, onde aterrou pelas 21h55 (hora de Lisboa), totalizando 11H45 nesta missão de busca e salvamento de 8 vidas humanas.

O veleiro acidentado foi abandonado, encontrando-se atualmente à deriva no Atlântico. Por apresentar perigo e, em conformidade com os procedimentos previstos, foi emitido um aviso à navegação."
__________________
"ESTA É A MARGEM DO AZUL,
NENHUM OUTRO LIMITE RECONHEÇO AO SANGUE."
A.Martins

Editado por MARGEMDOAZUL en 20-01-2014 a las 14:28.
Citar y responder
Los siguientes cofrades agradecieron este mensaje a MARGEMDOAZUL
Ventarrón (20-01-2014)