Olá Confrades
Não há Ratings perfeitos e por isso não será justo esperar que o RN faça esse milagre.
Mas faz falta um Rating como o RN, a pensar principalmente nos barcos de cruzeiros, porque os IRC, ORC e IMS, não respeitam as características e equipamentos específicos dos barcos de cruzeiro, obrigando os armadores destes, a descaracterizarem os seus barcos, se quiserem participar em regatas com algumas possibilidades de êxito.
É evidente que o aparecimento do RN veio incomodar alguns “desportistas”, que por terem barcos mais competitivos que os nossos cruzeiros puros, tentam atacar o RN para nos “obrigar” a ir dar brilho às vitórias deles, nas regatas disputadas com Ratings que nos desfavorecem.
Mas esta questão deve ser clara: quem escolher o IRC que escolha, mas não queira que o RN seja mais um Rating igual aos que já existem, e que servem principalmente aos barcos mais competitivos.
Espero que a RANC de Espanha, a ANC de Portugal, e as Associações de Cruzeiros de França e de Itália, possam trabalhar na aprovação de um Rating para barcos de cruzeiro, a nível Europeu, para assim existir uma verdadeira alternativa aos Ratings existentes.
Saludos e umas

para animar a discussão.