Discusión: Navegación "MUERTE O MULTA" retenidos en Portugal
Ver mensaje
  #44  
Antiguo 01-02-2019, 19:34
Avatar de Pinona
Pinona Pinona esta desconectado
Pirata
 
Registrado: 12-04-2013
Localización: Atlantic coast of Portugal and Mediterranean
Mensajes: 165
Agradecimientos que ha otorgado: 85
Recibió 130 Agradecimientos en 74 Mensajes
Sexo:
Predeterminado Re: "MUERTE O MULTA" retenidos en Portugal

Lo que salió ayer en un comunicado de prensa de la Marina Portuguesa:

Autoridade Marítima Nacional averigua entrada de veleiro na Figueira da Foz com a barra fechada
31 JAN 2019 21:01
O Capitão do Porto da Figueira da Foz recebeu ontem, pelas 21h47, um contacto do Patrão da Estação Salva-vidas para o movimento de um veleiro espanhol que se encontrava na zona da Nazaré, com rumo aparente para o porto da Figueira da Foz, podendo constituir uma situação de perigo, pois este porto encontrava-se encerrado à navegação para embarcações com menos de 35 metros, devido às condições de mar adversas.

Recebida a informação, o Capitão do Porto da Figueira da Foz contactou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa dando conta de uma potencial situação de perigo, caso se confirmasse o movimento da embarcação em direção a este porto, pois contrariamente ao porto da Nazaré que estava aberto à navegação, o da Figueira da Foz estava encerrado como forma de garantir a segurança da navegação.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a Capitania e a Polícia Marítima da Figueira da Foz efetuaram várias chamadas VHF (canal de emergência) para o veleiro, não tendo obtido qualquer resposta. Neste seguimento, o MRCC Lisboa contactou o MRCC Madrid, solicitando os contactos telefónicos da embarcação com registo espanhol.
Com recurso ao Sistema Costa Segura, foi confirmado que o veleiro indiciava intenção de entrar no porto da Figueira da Foz, pelo que o Capitão do Porto ativou uma embarcação da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, com o objetivo de tentar divergir a embarcação ou de prestar assistência próxima, dependendo da distância a que se encontrava dos molhes do porto da Figueira da Foz.
Recebidas novas informações por parte do MRCC Lisboa e da Polícia Marítima de que não obtinham resposta no canal de emergência, nem telefonicamente, da embarcação, o Capitão do Porto da Figueira da Foz indicou ao Patrão da embarcação salva-vidas para que este avaliasse o estado da barra e, depois de atingido o ponto de não retorno, autorizou a entrada do veleiro no porto da Figueira da Foz, com acompanhamento próximo da embarcação salva-vidas.
Pelas 23h49, a embarcação atracou no porto da Figueira da Foz acompanhada pela embarcação salva-vidas.
lo siento por ser en portugués
Saludos
Luis
Citar y responder
4 Cofrades agradecieron a Pinona este mensaje:
Garbinet (02-02-2019), Jesús (01-02-2019), salton (01-02-2019), ulyses 969 (03-02-2019)