Discusión: Incidentes con orcas
Ver mensaje
  #646  
Antiguo 11-10-2025, 18:17
Avatar de true
true true esta desconectado
Hermano de la costa
 
Registrado: 13-05-2007
Mensajes: 7,771
Agradecimientos que ha otorgado: 329
Recibió 3,544 Agradecimientos en 2,379 Mensajes
Sexo:
Predeterminado Re: Incidentes con orcas

Distintas fuentes

https://tvi.iol.pt/noticias/orcas/pe...4e58bc6796c79a


Tripulantes resgatados ao largo de Peniche após ataque de orcas a veleiro
Entre os tripulantes do veleiro, que acabou por afundar, estão três crianças
Um ataque de orcas a um veleiro ao largo de Peniche, que acabou afundado, obrigou ao resgate de cinco tripulantes, entre os quais três crianças, na tarde de sexta-feira, informou este sábado a Marinha Portuguesa.
Os cinco tripulantes, dois adultos (uma mulher portuguesa e um homem francês) e três crianças francesas, foram resgatados ao final da tarde de sexta-feira, numa operação coordenada pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, disse a Marinha, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
O veleiro, que estava a cerca de 90 quilómetros a sudoeste de Peniche, emitiu um alerta a reportar um ataque de orcas, que levou à entrada de água a bordo e "consequente afundamento do veleiro", acrescentou.
A primeira embarcação a chegar ao local foi um barco de pesca que se encontrava mais próximo do veleiro, tendo ajudado na recolha para bordo dos cinco tripulantes, "que já se encontravam dentro da balsa salva-vidas".
Na operação, estiveram empenhados uma fragata, uma estação salva-vidas da Capitania do Porto de Peniche e um helicóptero da Força Aérea, que transportou depois os tripulantes resgatados para terra, onde foram encaminhados para uma unidade hospitalar para assistência médica.
Em setembro, foi noticiado um outro ataque de orcas ao largo de Peniche, que também obrigou ao resgate dos tripulantes de um veleiro.
Entre esse mês e outubro, foram registados outros ataques a veleiros junto à Costa da Caparica, concelho de Almada, e em Cascais, mas também a norte, com ataques noticiados junto a Viana do Castelo e Vila do Conde.

https://www.noticiasaominuto.com/pai...gos-socorridos


Veleiro afunda após interação com orcas em Peniche. Náufragos socorridos
A bordo estavam dois adultos e três crianças. Uma mulher tinha nacionalidade portuguesa e os restantes eram cidadãos franceses. Uma embarcação de pesca que estava por perto auxiliou a recolha para bordo dos cinco.
Veleiro afunda após interação com orcas em Peniche. Náufragos socorridos
Cinco pessoas, incluindo três crianças, foram resgatadas de um veleiro, ao final da tarde de sexta-feira, após uma interação com orcas ao largo de Peniche.
A Marinha, que coordenou o resgate, indica, em comunicado, que o alerta foi dado via rádio VHF para o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).

Os cinco tripulantes - uma cidadã portuguesa e um cidadão e três crianças de nacionalidade francesa - estavam a bordo do veleiro "TI’FARE", reportando o incidente quando navegavam a 45 milhas náuticas (o equivalente a cerca de 90 quilómetros) a sudoeste de Peniche.
A interação com as orcas resultou numa entrada de água a bordo e o veleiro acabou por afundar.
"Para o local, foram de imediato ativados vários meios do dispositivo de Busca e Salvamento Marítimo para dar uma resposta rápida e eficaz. Estiveram empenhados no resgate a fragata D. Francisco de Almeida, a embarcação de pesca SILMAR, uma estação Salva-Vidas da Capitania do Porto de Peniche e o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa", indica ainda a Marinha em comunicado.
A embarcação de pesca, que se encontrava por perto, foi o primeiro meio a chegar ao local e, sob coordenação do MRCC Lisboa, "auxiliou a recolha para bordo dos cinco náufragos que já se encontravam dentro da Balsa Salva-Vidas".
Depois, o helicóptero EH-101 fez o transporte dos socorridos para a Base Aérea Nº6, do Montijo, onde foi prestada assistência médica pelo INEM. Mais tarde, foram todos transportados para uma unidade hospitalar.
Na mesma nota, a Marinha recorda que, através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, "garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano".
Os incidentes com orcas têm sido recorrentes junto à costa nas últimas semanas. Há menos de um mês, também em Peniche, um veleiro de bandeira francesa ficou sem leme "após uma interação com orcas".
A bordo seguiam também cinco tripulantes, "que se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica".
"Devido aos danos provocados no leme do veleiro", a embarcação foi rebocada até Peniche pelo Salva-Vidas, para "minimizar o risco para a segurança da navegação", indicou a Autoridade Marítima Nacional na altura.
Citar y responder
Los siguientes cofrades agradecieron este mensaje a true
Ouessant (11-10-2025)