Caros Confrades
Tinha dito a mim mesmo que não voltaria a este tema, mas não cumpri o que prometi a mim mesmo!
1) As minha condolências ao confrade Enricacion pelo falecimento de sua mãe, sei o que é essa dor!
2) Eu manifestei ( e manifesto) alguma estranheza por partes do relato da situação (viagem Dakar/Fortaleza, etc etc) sem pretender pôr em causa a seriedade do confrade Enricacion. Se a questionasse já me teria dado ao trabalho de confirmar junto do Consulado de España ou do Hotel a veracidade da situação, não seria dificil!
3)Causa-me alguma indignação a forma como o Brasil foi tratado e acho que houve algum exagero e desconhecimento nalgumas afirmações que foram feitas. Pareceu que a culpa da situação foi toda do Brasil e das suas autoridades, se nos lembrarmos o vigarista é Espanhol, o vigarizado é Espanhol e as autoridades Espanholas nada fizeram para deter a embarcação roubada( poderiam ser Portugueses e isso acontecer em Portugal). A viagem foi longa e lenta( entre Dakar e Fortaleza um 42 pés só com cenoa e sem motor dificilmente faria menos de 15 a 20 dias).
4) quando se refere que em Fortaleza nada existe de material Nautico permito-me estranhar esse facto na 5ª cidade do Brasil onde existe um grande Iate Clube e onde se realizaram Campeonatos do Mundo de Classes Olímpicas!! E o que não houver em Fortaleza rápidamente chegará de outras cidades Brasileiras ( a Española Ronautica está ou estava a pensar construir alguns dos modelos RO no Brasil). Para velas tem, por exemplo, em Ilhabela/SP a sede das velas NORTH para a América do Sul!
5) Espero que Enricacion resolva os seus problemas da melhor forma. Lembro que se o barco vier a navegar do Brasil e se escalar Cabo Verde e Madeira e depois Portugal Continental e daí para España, em navegação costeira, ninguém lhe perguntará se o barco está em categoria 1, 2 ou 3 . Poderá optar pela "volta do mar largo" (linguagem do sec XV

) e vir pelos Açores, melhor para quem queira evitar a bolina(ceñida).
O único problema seria com o seguro se houvesse algum azar!
6)Quanto às situações "complicadas" de foro jurídico já vários confrades, mais conhecedores das leis para elas alertaram!