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"Se navega por los astros, por la mar, por la tierra, por las gentes, por los sentimientos...Se navega." Altair
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Predeterminado Subida Lagos-Bayona/algumas experíências.

Dia 16 de Agosto larguei de Lagos/Algarve com destino a Bayona.
aqui vai um pequeno relato:
Dia 16, às 10h larguei de Lagos( mais tarde do que queria devido a um pequeno problema mecânico). Vela grande e motor. Vento NW / 10 a 15 nós. Ao passar Sagres( a meia milha da costa um encontro próximo com 3 tubarões martelo de +-3m). O vento como de costume acelerou entre Sagres e S.Vicente. Passado S.Vicente fiz rumo para fora para fugir ao mar desencontrado e ao vento mais forte por efeito do cabo.
Quando virámos dava rumo quase directo a Sines, onde decidi entrar para descansar um pouco. Entrámos em Sines às 03h00, lançámos ferro na bacia junto à marina ( atenção à luz de fundeio e à bola negra...), depois de dormir um pouco largámos para Cascais às 06h30.
Dia17: Rumo a Cascais sempre com vento WNW moderado( aumentando à tarde como é dos "livros"), ao passar Cabo Espichel começámos a sentir os efeitos da corrente do Tejo ( a encher) já junto à barra do Tejo tivémos que dar direito a rumo ao "Independance of the Seas" que ia a sair de Lisboa. Marina de Cascais às 18h00. ambiente calmo depois da confusão anterior com a "Taça America". Jantar e dormir!
Dia 18:
Saída às 07h00( se avisarem que querem sair cedo o marinheiro de serviço devolve a caução dos cartões de acesso, basta chamar no VHF 09).
Primeiro destino pensado era Nazaré mas decidi entrar em Peniche.
Sempre vento fraco a moderado de NW (o Cabo da Roca passou-se bem com 15/18n de NW e 1,5/2 de vaga).
Em Peniche encostar no cais exterior da pequena marina( atenção a muitas defensas e não ter o barco demasiado "preso" e em caso de estarem amarrados a outro barco aos mastros...) a sentir o efeito da agitação provocada pelos arrastões e outros barcos de pesca a entrarem e saírem. O pessoal da marina é muito simpático!Jantar e dormir.
Dia 19:
Saída para a Figueira da Foz às 07h00.
Algumas vagas grandes ( montanha russa!) a passar o Cabo Carvoeiro, que depois acalmaram.
Rumo directo à Figueira com WNW e mar de 1,5/2 de nw e ....corrente contrária de 0,5 a 1 n.
Entrada na Figueira ( atenção à entrada se for de noite e aos barcos de pesca na barra), atraque no Cais de recepção ( é de cimento com pneumáticos negros nas pontas...) e tem também bomba de gasóleo. , formalidades de entrada com a GNR e depois de escolhermos(nós) o lugar para atracar ir à marina para pagar ( pelos vistos há muita gente que se esquece....pois o código das portas de acesso e das duchas é fornecido pela GNR). Jantar no pequeno restaurante, mas simpático e com comida boa do clube náutico da Figueira ( podem pedir acesso gratuito no restaurante ao WIFI).
Dia 20:
Saída da Figueira às 08h00 (já só dois tripulantes dos 3 iniciais) rumo a Baiona ( 122 milhas). Passado o Cabo Mondego fiz um rumo a um waypoint ao largo de Aveiro para aproveitar os ventos térmicos previstos.
Lá andava o MV/ VESPUCCI a fazer prospeção sísmica e a pedir um resguardo de 1 milha à proa, 2 de cada lado e seis à popa. Sempre a chamar veleiros que se metiam no caminho e não iam à escuta no vhf16...
Nem tinham ouvido no vhf ou lido no navtex os avisos de navegação..
Óptima velejada com ENE de 15 a 18 n e de repente o vento salta para SW com 25 a 30n... reduzir pano e lá seguimos.
Depois do Waypoint em Aveiro marquei outro ao Largo de Leixões até onde seguimos com um ENE simpático.


Depois continuo o relato))
__________________
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NENHUM OUTRO LIMITE RECONHEÇO AO SANGUE."
A.Martins
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