![]() |
![]() |
|
VHF: Canal 77 | ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
Avisos |
![]() |
|
Herramientas | Estilo |
#1
|
||||
|
||||
![]() Dois desaparecidos no mar dos Açores. Marinha resgata 12 pessoas
07-05-2015 8:50 Operação de resgate “foi complicada” por não haver muitos meios que consigam efectuar um salvamento no meio do oceano com condições tão adversas, diz responsável da Marinha. A Marinha Portuguesa resgatou 12 pessoas de cinco veleiros que se encontravam a navegar 500 milhas (930 quilómetros) a Sul dos Açores. A operação terminou sem feridos em quatro embarcações, mas há dois tripulantes de um veleiro francês que estão desaparecidos. “Devido às condições meteorológicas muito adversas que estavam no oceano Atlântico, uma depressão cavada, várias embarcações pediram auxílio. Houve cinco veleiros em que foi necessário evacuar os tripulantes, tendo os alertas começado às duas da manhã de ontem [quarta-feira]”, explica o porta-voz da Marinha Portuguesa, Paulo Vicente, em declarações à agência Lusa. Ao início da manhã desta quinta-feira, foram dados por terminados quatro dos resgates, tendo sido evacuados todos os tripulantes e sem feridos conhecidos, segundo Paulo Vicente. Contudo, um veleiro francês que estava a ser resgatado afundou-se durante a madrugada. Desta embarcação, há dois desaparecidos entre os quatro tripulantes. “Quando o navio mercante de Hong Kong [que está a ajudar na operação] se estava a aproximar do local para lhe prestar assistência, este afundou-se”, relata o porta-voz da Marinha. “Dois dos tripulantes conseguiram entrar para o bote salva-vidas e os outros dois saltaram para a água e estão desaparecidos”, acrescenta. Na zona, encontram-se um navio mercante com bandeira de Hong Kong e um avião P3 da Força Aérea Portuguesa. A caminho está outro navio mercante. Desde o início que as operações de resgate foram “complicadas”, pois, “no meio do oceano, àquela distância, não há muitos meios que possam efectuar o salvamento”, diz Paulo Vicente. “A ondulação estava com cerca de 10 metros e ventos de 50 a 80 nós. É muito complicado”. Em comunicado, a Marinha Portuguesa refere que a operação envolveu o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) e demorou cerca de 12 horas sob ventos na ordem dos 50 nós (cerca de 90 km/hora) e ondulação de 10 metros, que “muito dificultaram o resgate”. Esta quinta-feira de manhã, as condições meteorológicas são mais favoráveis, mas ainda “adversas”, sendo a temperatura da água do mar de 21 graus. A ondulação baixou para metade. A operação de salvamento foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes). [Notícia actualizada às 9h10 com tripulantes desaparecidos] http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe...d=1&did=186529
__________________
"Born to sail, but forced to work..." Editado por RMR2ENG en 07-05-2015 a las 11:27. |
#2
|
||||
|
||||
![]() ![]() ![]() Resgatados os dois náufragos desaparecidos nos Açores São pai e filho e foram levados para um navio hospital. A Marinha Portuguesa resgatou 12 pessoas na madrugada de quarta-feira. Esravam em cinco veleiros que se encontravam em aflição ao largo dos Açores. Ondas de 10 metros e ventos fortes dificultaram a operação. 07-05-2015 10:49 Os dois tripulantes do veleiro francês que se encontravam desaparecidos desde a madrugada desta quinta-feira, a cerca de 500 milhas náuticas a sul dos Açores, já foram resgatados. Pai e filho estão num navio mercante com bandeira de Hong Kong, segundo um comunicado da Marinha Portuguesa, o qual revela que vão ser transportados para o navio hospital espanhol "Esperanza Del Mar". O capitão do porto de Ponta Delgada, comandante Matos Nogueira, avança que os quatro tripulantes do navio francês "foram resgatados com vida". "A informação que temos é que estão, neste momento, fora de água", adianta em declarações à agência Lusa. Durante a madrugada de quarta-feira, a Marinha Portuguesa resgatou 12 pessoas de cinco veleiros que se encontravam a navegar 500 milhas (930 quilómetros) a Sul dos Açores. A operação de busca e salvamento foi dificultada pelas condições meteorológicas, com ondas de 10 metros e ventos fortes. O resgate contou com o apoio do navio mercante Yuan Fu Star, de Hong Kong e foi coordenado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes). http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe...d=1&did=186542
__________________
"Born to sail, but forced to work..." |
#3
|
![]() uffff, le ha visitado un ángel a los dos ..
![]()
__________________
“There is never a 'right' time to sail across the Atlantic alone. There is only 'now' or 'never'.” .... el infierno puede ser divertido.... .... si estás con la diablesa correcta .... NO ESTES TRISTE. TEN GANAS¡¡¡ ![]() |
#4
|
||||
|
||||
![]() La verdad es que la fuerza de este temporal, ya en el mes de mayo, ha sido sorprendente, yo no había escuchado ningún tipo de advertencia, parecía una borrasca más de esta época, entrando bastante mansa...
Cinco veleros y otro en Finisterre!!.. ![]() ![]() Menos mal que parece que no ha habido pérdidas humanas! ![]()
__________________
"Se o remo rompe polo guión, paga patrón, se rompe pola pala, patrón paga" |
#5
|
||||
|
||||
![]() Pués mucha suerte mismo:
Ondas e vento forte dificultaram operações O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) começou a receber os pedidos de ajuda dos veleiros em questão cerca das 2h00 de quarta-feira (1h00 em Lisboa), em virtude das condições meteorológicas "muito adversas" que se faziam sentir no oceano Atlântico e que comprometiam a navegação de embarcações de menor porte. As missões tiveram início com o MRCC Delgada a accionar os meios de socorro, nomeadamente duas aeronaves C-295M e um helicóptero EH-101 Merlin, da Força Aérea Portuguesa (FAP), e ainda uma aeronave C-130J da Guarda-Costeira norte-americana. Os tripulantes do quinto veleiro, que se afundou cerca das 2h00 da madrugada de hoje, quando o navio mercante Yuan Fu Star, com pavilhão de Hong Kong, se encontrava prestes a fazer o resgate eram um casal e duas crianças de seis e nove anos que já se encontram a salvo. Os cinco veleiros eram originários da França, Holanda, Noruega, Suécia e EUA e estavam de regressavam à Europa. Os outros quatro tripulantes foram recolhidos por dois navios mercantes, dirigidos para local pelo MRCC Delgada. Estes meios encontravam-se nos Açores, no âmbito do exercício de busca e salvamento SAREX 15, que foi entretanto suspenso face ao empenhamento dos meios aéreos nas cinco missões reais. http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe...d=1&did=186542 quien tenga hijos saben las emociones que se sientes al ler estas líneas.
__________________
"Born to sail, but forced to work..." Editado por RMR2ENG en 07-05-2015 a las 12:43. |
#6
|
||||
|
||||
![]()
__________________
"Born to sail, but forced to work..." |
2 Cofrades agradecieron a RMR2ENG este mensaje: | ||
Antonio_Mataelpino (07-05-2015), jiauka (07-05-2015) |
#7
|
||||
|
||||
![]() Mi aplauso, respeto, y admiración para nuestros vecinos/hermanos portugueses.
Un rescate de ese calibre en medio del océano no lo lleva acabo cualquiera, hay que estar muy muy bien preparados. Y encima con un resultado inmejorable ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Lapin |
#8
|
||||
|
||||
![]() desafortunadamente no todo salió bien:
Açores. Morreu a menina resgatada após sete horas no mar A informação é confirmada à Renascença por fonte da Marinha Portuguesa. [Em actualização] 07-05-2015 13:02 Morreu um dos náufragos que foi resgatado, esta quinta-feira, ao largo dos Açores. Trata-se de uma menina de seis anos que passou mais de sete horas no mar. “Temos a lamentar a morte de um dos tripulantes, uma criança de seis anos que estava com o pai na água durante um período muito grande de tempo, sete horas e meia. Infelizmente não havia condições para os resgatarmos mais cedo”, explicou à Renascença o porta-voz da Marinha Portuguesa, comandante Paulo Vicente. Desde quarta-feira a Marinha Portuguesa resgatou 14 pessoas de cinco veleiros que se encontravam a navegar 500 milhas (930 quilómetros) a Sul dos Açores. Dois dos quatro tripulantes do quinto veleiro, que se afundou cerca das 2h00 da madrugada desta quinta-feira, foram resgatados mas os outros dois - pai e filha - ficaram perdidos na água durante mais de sete horas. Ao fim deste tempo, a Marinha conseguiu resgatá-los com vida e encaminhá-los para o o navio-hospital onde a menina acabou por morrer. As embarcações, originárias da França, Holanda, Noruega, Suécia e EUA, emitiram pedidos de auxílio devido a condições meteorológicas adversas, com ondas de dez metros. http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe...d=1&did=186559
__________________
"Born to sail, but forced to work..." |
#9
|
||||
|
||||
![]() Paz à sua alma.
__________________
"Born to sail, but forced to work..." |
Los siguientes cofrades agradecieron este mensaje a RMR2ENG | ||
castaña (07-05-2015) |
#10
|
||||
|
||||
![]() Pobre niña. Y pobres padres.
Descanse en paz. |
#11
|
||||
|
||||
![]() Pobre niña, descanse en paz.
Con olas de 10 metros aquello debió ser bastante terrible. Viendo el vídeo me hace pensar que es bastante difícil ver un velero en un mar embravecido, ¿no sería mejor que pintáramos los nuestros de naranja y dejamos el blanco y azul?
__________________
No retreat, baby, no surrender ![]() |
Los siguientes cofrades agradecieron este mensaje a al_barco | ||
caribdis (08-05-2015) |
#12
|
||||
|
||||
![]() ¿Que ha pasado para que barcos que se supone seguros se conviertan en un temporal de mes de mayo en ratoneras de las que a duras penas puedes escapar???
![]() ![]() ![]() ![]()
__________________
"Se o remo rompe polo guión, paga patrón, se rompe pola pala, patrón paga" |
#13
|
||||
|
||||
![]() Más videos de la Mega Operación de rescate:
__________________
"Born to sail, but forced to work..." |
#14
|
||||
|
||||
![]() Madrugada de 6 de maio, quarta-feira. Uma violenta tempestade toma de assalto cinco veleiros que cruzavam o Atlântico Norte em direção à Europa, 500 milhas a sul do arquipélago dos Açores. Ventos a rondar os 90 quilómetros por hora e vagas de 10 metros. Depressão cavada.
Os pedidos de auxílio começaram a chegar ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, que, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, lança uma megaoperação de busca e salvamento que começou às 02h do dia 6, quarta-feira, até às 12h25 desta quinta-feira, 7 de maio. Revela a Marinha em comunicado que o primeiro resgate terá ocorrido pelas 18h de quarta-feira. O helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa seguiu ao encontro de quatro tripulantes, com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, que seguiam a bordo do Kolibri, um veleiro de bandeira norueguesa com o mastro partido e sem comunicações. Foram levados para a Horta. Sãos e salvos. Uma hora depois, os dois tripulantes, de 50 anos e de nacionalidade Sérvia, que seguiam no “Manca 3”, com bandeira dos EUA mas “sem capacidade de governo”, eram também resgatados, neste caso pelo navio mercante “Archangelos Gabriel”, dirigindo-se para Malta. Por esta altura (19h de quarta-feira, dia 6), também estariam a subir a bordo do navio mercante com destino a Nova Iorque, o Cafer Dede, os dois tripulantes de 45 e 56 anos, de nacionalidade espanhola e italiana, do veleiro Gandul. O leme estava partido. Mas o pior ainda estava para vir. Pelas 02h do dia 7, deflagrou um pequeno incêndio a bordo do veleiro de bandeira Francesa, o Reves D’o, e os quatro tripulantes com idades compreendidas entre os 6 e os 37 anos, de nacionalidade francesa, acabaram por abandonar a embarcação, engolida pelas águas do oceano. Mãe e filho, que permaneciam numa balsa salva-vidas, foram resgatados pelo navio mercante Yuan Fu Star, de Hong Kong. Pai e filha, uma menina com seis anos, caíram à água e foram dados como desaparecidos. Um P-3C Cup+ da esquadra 601 recebe ordem para descolar. Missão: localizar os dois náufragos. Ao raiar do dia, duas horas depois de terem começado as buscas, localizam-nos. E lançam nas proximidades um “kit de sobrevivência” que lhes serviu de abrigo até à chegada, pelas 9h30, do navio hospital espanhol Esperanza del Mar. Mais de sete horas à deriva nas águas do Atlântico Norte acabariam por serem fatais para a criança. Informa ainda a Marinha que houve pedido de ajuda de um veleiro de bandeira sueca, o Missy 32, com dois tripulantes a bordo, que se encontrava em risco de virar. Depois de terem contactado o navio hospital espanhol, dispensaram assistência e decidiram prosseguir viagem. Balanço final: 12 pessoas resgatadas. Uma vítima mortal a lamentar. Nesta missão, que durou cerca de 34 horas, estiveram envolvidas duas aeronaves C-295M, um P3 Orion e um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa e uma aeronave C-130J da Guarda-Costeira norte-americana (nos Açores, no âmbito do exercício de busca e salvamento SAREX 15), bem como a corveta Jacinto Cândido. Ao final da tarde de quinta-feira, em comunicado, a Marinha veio “agradecer e enaltecer a extraordinária colaboração dos meios envolvidos nesta operação, que foi conduzida sob condições atmosféricas a todos os níveis extraordinariamente adversas”. Durante o ano passado, foram salvas 40 vidas nas 156 missões de busca e salvamento realizadas em conjunto pela Força Aérea e pela Marinha nos Açores. http://expresso.sapo.pt/sociedade/20...durou-34-horas
__________________
"Born to sail, but forced to work..." Editado por RMR2ENG en 08-05-2015 a las 14:39. |
Los siguientes cofrades agradecieron este mensaje a RMR2ENG | ||
XALOC (08-05-2015) |
#15
|
||||
|
||||
![]() Incendio...
__________________
"Born to sail, but forced to work..." |
#16
|
||||
|
||||
![]() Es pura especulación, pero ¿qué puede causar un incendio en estas circunstancias? ¿Cortocircuito? ¿Uso de pirotecnia?
__________________
Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better. Samuel Beckett |
#17
|
||||
|
||||
![]() ![]() |
#18
|
||||
|
||||
![]() Cita:
En este caso lo desconozco, pero la mayoria de incendios son por causas electricas. El otro dia apagamos 1 barco entre varios por 1 cortocircuito, lo salvamos in extremis. |
#19
|
||||
|
||||
![]() ¿Lo has leido en algún sitio o sólamente lo apuntas como posibilidad? Buscando en la web sólo encuentro siempre la misma corta reseña que no detalla las causas del hundimiento... Un saludo ![]()
__________________
"Se o remo rompe polo guión, paga patrón, se rompe pola pala, patrón paga" |
#20
|
||||
|
||||
![]() Al menos es lo que menciona la noticia arriba (lo he señado en color rojo).
__________________
"Born to sail, but forced to work..." |
![]() |
Ver todos los foros en uno |
Herramientas | |
Estilo | |
|
|