![]() |
|
|
|
| VHF: Canal 77 |    | ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
||||
|
||||
|
Prezado companheiro sonhador,
Em primeiro lugar peço descuplas por escrever em Português, mas embora possa compreender e falar Espanhol bem, não sei o suficiente para escrever sem fazer-me de tolo. Para ajudar em seu problema de selecionar um desenho, tenho alguns comentários. Entre 1991 e 1996 eu re-construi com ajuda de minha esposa um Van de Stadt 36 Seal, em aço. Nêle, viajamos do Rio de Janeiro para o Oceano Pacífico, através do Canal do Panamá, Foram 21000 milhas náuticas navegadas, conhecendo muitos lugares no Oceano Pacífico, que de acordo com nossa opinião e de mais outros navegadores, demanda muito mais de barco e tripulação que as áreas usuais de navegação de cruzeiro no Atlântico ( também já cruzei o Atlântico, de La Rochelle a Rio de Janeiro ). Isto porque as distâncias, isolamento e maiores variações no tempo exigem uma preparação mais cuidadosa, com menos complacência para falhas. O barco é um projeto de 1971, já fora de linha, e de grande deslocamento para o tamanho. Era muito seguro e confortável, e sempre nos inspirou confiança. Em 2005 vendemos o barco na Austrália par aresolver problemas familiares. Agora, estamos novamente engajados na construção de um barco, desta vez um desenho especial adaptado do Multichine 36 SK, do escritório Roberto Barros Yacht Design. Com a experiência adquirida em 32000 milhas navegadas em diversos tipos de barco, optei por êste desenho e por construí-lo em alumínio. Entre as várias razões estão o menor deslocamento e melhor performance esperadas de um desenho mais moderno, o baixo calado, a cabine com visão panorâmica ( depois de modificado o desenho original por mim com colaboração do escritório ) e várias outras. E uma delas é a confiança nos desenhos do escritório. Em minha estada no Pacífico encontrei-me com três outros barcos desenhados pelo escritório, e todos têm históricos de grandes performances e segurança de navegação, além de conforto. Um dêles, um Samoa 29, partiu de Galápagos 2 dias depois de nós, e chegou a Nuku Hiva, nas ilhas Marquêsas, 1 hora antes. E neste trêcho tivemos as mais variadas condições, de calmarias a alíseos reforçados com mais de 35 nós. Encontrei outro Samoa 29 na Austrália que conta como o barco se portou bem em condições muito adversas. E o terceiro, um Cabo Horn 35, encontrado na Nova Caledônia já pertenceu a dois amigos meus, que só tem bem a dizer do desenho. Vejo que quer um barco na faixa do Van de Stadt 34. O Multichine 36 é um pouco maior, mas em termos de custo de construção não ficará muito mais caro, e para equipá-lo custará quase o mesmo. Espero tê-lo ajudado. Boa Sorte, Nomade Verde |
| Herramientas | |
| Estilo | |
|
|
Discusiones similares
|
||||
| Discusión | Iniciada por | Foro | Respuestas | Último mensaje |
| Puma versus Furia | ChurrucayElorza | Foro Náutico Deportivo | 38 | 18-10-2010 09:29 |
| Diseño Vand de Standt me valdra para ir a la Tortuga por el Botin de Morgan?? | Marabu | Foro Náutico Deportivo | 4 | 28-01-2008 16:21 |
| Somo 20 versus First 18 | webkayaker | Foro Náutico Deportivo | 3 | 01-11-2007 12:49 |
| Van de Stadt 34 ¿que opinais? | Mik21 | Foro Náutico Deportivo | 3 | 01-08-2007 09:30 |