Ver mensaje
Antiguo 21-12-2006, 18:49
wild thing wild thing esta desconectado
Pirata

Agradecimientos que ha otorgado: 0
Recibió 5 Agradecimientos en 5 Mensajes
Predeterminado Re: El radar no aumenta la seguridad

Cita:
Originalmente publicado por Raytheon Ver mensaje
Unas para animar a conversa.

Nesses exemplos que dás, até te dou razão.
Mas as situações não se resumem a sair ou não sair, existindo a posibilidade de vir nevoeiro.

Há muitas mais situações para além dessas que apontaste.

Dou-te um exemplo real que aconteceu comigo: comprei o meu barco em La Rochelle e trouxe-o para Portugal.
A meio do golfo da biscaia, com vento entre os 25 e 30 nós, partiu-se um brandal e só por sorte o mastro não caiu todo. Baixei as velas e continuei a motor.
Ao aproximar-me no dia seguinte de La Corunha, aínda a 10 milhas de distância, entrei num manto de nevoeiro que não me deixava ver um palmo diante do nariz. O vento tinha já caído, claro, e o gasóleo estava no fim pois não contava transformar-me num "motorista".

Consegui entrar no Porto, sem ver nada de nada, graças ao GPS pois aínda não tinha radar.

Conclusão: o GPS foi preciosíssimo para me levar "seguro" até ao destino, e o radar, se já o tivesse nesse momento, teria aumentado e muito a minha segurança.

A moral desta história verdadeira, é que o equipamento aumenta a nossa segurança, mas o nosso sentido de responsabilidade tem de aumentar na mesma medida.

Saludos e Boas Festas
Raytheon,

no sé si te he entendido bien... pero la cuestión no es si el material de seguridad te ayuda en caso de necesidad o no: pues claro que ayuda, no jodamos!

Pongamos otro caso para olvidar la electrónica:

un barco con enrollador y otro sin.

El del enrollador sale a navegar desde La Rochelle hasta Portugal con aviso de temporal y se dice a sí mismo, "bueno, cuando suba el viento enrollo un poco la vela sin salir de la protección de la bañera". El que no tiene enrollador se dice a sí mismo: "Yo no salgo, pq para cambiar de vela con temporal y mar formada me arriesgo a caer por la borda".

Eso es lo que digo: que los elementos de seguridad implican un aumento de la disponibilidad a aceptar un riesgo. Y que por tanto, nos dan una sensación de falsa seguridad.

salut

wild thing

Editado por wild thing en 21-12-2006 a las 18:57.
Citar y responder