![]() |
|
|
|
| VHF: Canal 77 |    | ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
|
|
||||
|
||||
|
Caros confrades
Numa regata recente, em monotipo, ia a cortar a linha de chegada, à esquerda (junto à bóia) em 1º ou 2º, de spi amurado por EB, quando 3 barcos, de spi, amurados por BB, embora "gritados" me apertam contra a bóia tendo inclusive o mais próximo provocado contacto que não foi grave porque eu arribei um pouco passando por fora da boia e tendo que ir dar a volta para cortar a linha de chegada. Os 3 vinham muito orçados e poderiam ter arribado para cortar a linha sem interferirem ( eu vinha quase à popa rasa). Embora o deteste fiz um protesto e pedido de reparação de que aguardo decisão. Acho que as regras fazem parte das regatas e as nossas opções tácticas também devem ser condicionadas por elas. Neste caso creio que foram violadas pelo menos 3 regras ))Qual a opinião dos "gurus"
|
||||
|
||||
|
Nenhum "guru" das regras dá opinião?
|
||||
|
||||
|
Se ías amurado a Er. tiñas preferencia, sen dúbida..
|
|
||||
|
||||
|
Sin ser un gurú ni mucho menos, por lo entendido de tu post creo que los amurados a Bbr. tienen un problema.
La regla de "derecho de paso" (estbr. sobre bbr.) no se deja de aplicar nunca. Ni en las llegadas. Si venian comprometidos entre ellos ya resolverán cual de ellos es el que finalmente queda penalizado. Tiene todos los números el que navegaba a sotavento del grupo. Salut! ![]() |
| Los siguientes cofrades agradecieron este mensaje a vesquevinc | ||
MARGEMDOAZUL (19-03-2013) | ||
|
|
||||
|
||||
para todos,Creo que en este caso es suficiente el derecho de paso que tu tenias por ir amurado a estribor. De todos modos, seguire este asunto, por favor informanos de la resolucion del comite. Saludos.... |
| Los siguientes cofrades agradecieron este mensaje a tabarca | ||
MARGEMDOAZUL (19-03-2013) | ||
|
|
||||
|
||||
|
Aqui ainda agravado por não terem dado espaço interior na bóia...colidido e terem me obrigado para evitar danos a passar a bóia por fora...
|
||||
|
||||
|
Cita:
![]()
|
||||
|
||||
|
Temho notado muito desconhecimento de regras mesmo entre gente que regateia regularmente. Nesta mesma regata um barco, noutra situação, claramente não compreendia que à popa a regra 10 (EB/BB) e o inerente direito a rumo também se aplica
)) não estávamos a 3 "esloras" de bóia ou perto de obstrução ))
|
||||
|
||||
|
Cita:
De qualquer modo se tivessem arribado( os 3) um pouco, ( eu vinha quase à popa rasa e eles orçados) todos tinhamos passado só que eles teriam perdido velocidade eu eu ganho )Como houve colisão( sem danos) e eu passei por fora da boia para evitar danos maiores, e nem sequer houve despenalização alguém terá que ir fora....
|
||||
|
||||
|
Cita:
Los 3 tienen que dejarle espacio trasluchando,con lo que deben pedir espacio al de su inmediato sotavento que pierde así su derecho sobre el de barlovento. |
![]() |
Ver todos los foros en uno |
|
|